No Summit Cidades, Dibea Estadual da Semae destaca protagonismo do Pet Levado a Sério em políticas públicas de proteção animal em Santa Catarina
Em um dos palcos do maior encontro de cidades do país, a diretora de Bem-Estar Animal Estadual da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), Fabrícia Rosa Costa, apresentou os avanços do programa Pet Levado a Sério, do Governo de Santa Catarina. Durante a participação no painel “Políticas públicas efetivas de bem-estar animal”, a gestora destacou o histórico da iniciativa e compartilhou, com exclusividade, com os participantes, o marco de 60% do avanço do programa. O dado 60% corresponde a 167 municípios catarinenses que firmaram o convênio e que receberam repasses de quase R$ 9 milhões para a realização de quase 50 mil castrações. A iniciativa segue com os repasses, que vão totalizar o investimento superior a R$ 17 milhões destinados à realização de 90 mil castrações em 273 cidades.
“Foi uma satisfação representar a Semae no Summit Cidades e participar do painel sobre políticas públicas de proteção animal. Na oportunidade, apresentamos o Programa Pet Levado a Sério, que já alcançou cerca de 60% de execução dos recursos destinados aos municípios. Em nome da Semae, agradeço à organização do evento pelo convite e pela oportunidade de compartilhar essa iniciativa, que tem fortalecido as ações de bem-estar animal em Santa Catarina”, comenta a diretora de Bem-Estar Animal Estadual de Santa Catarina, Fabrícia Rosa Costa.

Fabrícia Rosa Costa participou do painel ao lado da promotora de Justiça Simone Cristina Schultz, titular da 21ª Promotoria de Justiça de Joinville e responsável pela Curadoria do Meio Ambiente Natural e Direito Animal, e de Jucelma Gatner, presidente da Aliança Educacional Humanitária pelo Bem-Estar e Direito dos Animais (AEDA) e vice-presidente da União Catarinense em Defesa dos Direitos dos Animais (UCDDA). O debate contou com a mediação de Jerusa Gadotti, gerente de Programas de Controle Populacional e Combate aos Maus-Tratos da Dibea Estadual, que conduziu as discussões sobre os diferentes papéis do poder público, do Ministério Público e da sociedade civil na construção e execução de políticas públicas voltadas à proteção e ao bem-estar animal.
“Participar do Summit Cidades foi uma oportunidade valiosa para promover o diálogo com os municípios catarinenses sobre os desafios e avanços das políticas públicas de proteção animal. Esses espaços de troca são fundamentais para compartilhar experiências, fortalecer parcerias e ampliar o alcance de ações que garantam mais bem-estar aos animais em todo o estado”, afirma a gerente de Programas de Controle Populacional e Combate aos Maus-Tratos da Dibea Estadual, Jerusa Gadotti.
O debate apresentou ainda, experiências, desafios e responsabilidades compartilhadas entre diferentes setores na construção de cidades mais humanas, responsáveis e comprometidas com a causa animal. Realizado entre os dias 23 e 25 de junho, no CentroSul, em Florianópolis, o evento reuniu gestores públicos, especialistas, lideranças, organizações e representantes da sociedade civil de todo o país para debater soluções inovadoras voltadas ao desenvolvimento sustentável, à inclusão social e à construção das cidades do futuro.

Sobre o Summit Cidades
Reconhecido como o maior encontro de cidades do Brasil, o Summit Cidades reúne anualmente lideranças dos setores público, privado, acadêmico e da sociedade civil para discutir os principais desafios e oportunidades relacionados à gestão municipal e ao desenvolvimento urbano,promovendo uma ampla troca de experiências sobre inovação, governança, sustentabilidade, inclusão social, desenvolvimento econômico e qualidade de vida.