SEMAE

Semae marca presença no Energy Summit para conferir tendências no tema de inovações e transição energética

O secretário de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde, Guilherme Dallacosta, representa a pasta nesta semana no Energy Summit 2026, realizado entre os dias 23 e 25 de junho, no Rio de Janeiro. Considerado um dos principais eventos globais voltados à inovação, empreendedorismo, sustentabilidade e futuro da energia, o encontro reúne especialistas, pesquisadores, investidores, empresas, startups e autoridades nacionais e internacionais para debater os caminhos da transformação energética mundial. A diretora de Clima, Energia e Transição Energética da Semae, Mariane Murakami, também acompanha as agendas

Durante o evento, o secretário acompanha debates sobre inteligência artificial, demanda energética para data centers, armazenamento de energia, descarbonização de cadeias produtivas, eletrificação de frotas, inovação tecnológica e desenvolvimento de vocações econômicas regionais. O evento é realizado em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology) e promove discussões sobre temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável e a competitividade econômica. 

A participação da Semae ocorre em um momento estratégico para Santa Catarina, que avança na construção do Plano de Transição Energética Justa, estudo conduzido pelo Governo do Estado em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV). O plano visa preparar o estado para uma economia de baixo carbono, promovendo a substituição gradual da geração termelétrica a carvão mineral, com atenção à proteção dos trabalhadores, ao desenvolvimento econômico sustentável e à geração de novas oportunidades para as regiões impactadas. 

“A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde está presente aqui no Energy Summit, que reúne os maiores players nacionais e internacionais do setor de energia. Estamos acompanhando os assuntos que terão grande relevância para o futuro de Santa Catarina, como inteligência artificial, geração de energia para abastecimento de data centers, armazenamento de energia, descarbonização de cadeias produtivas, eletrificação de frotas e o desenvolvimento de vocações regionais. São temas que dialogam diretamente com o trabalho que o Estado vem desenvolvendo na construção do Plano de Transição Energética Justa”, destaca o secretário Guilherme Dallacosta.

Transição Energética em Santa Catarina

Santa Catarina é pioneira no país ao possuir uma legislação específica para a Transição Energética Justa e trabalha na construção de um modelo que concilie segurança energética, competitividade econômica, inovação tecnológica e responsabilidade climática. Inserido no Programa Santa Catarina 2050, o plano busca identificar oportunidades para diversificar a matriz energética, estimular novos setores econômicos e garantir que a transição para fontes mais limpas ocorra de forma planejada, inclusiva e socialmente responsável.