Semae recebe equipe da Diamante Energia para apresentação de programa de educação ambiental
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) recebeu, na tarde desta segunda-feira, 22/06, a visita institucional da equipe de Comunicação e Educação Ambiental da Diamante Energia. O encontro teve como objetivo apresentar o Programa Diamante +Educação Ambiental (PDEA), iniciativa desenvolvida pela empresa para promover a conscientização ambiental e a sustentabilidade junto a estudantes, instituições, empresas e à comunidade da região Sul de Santa Catarina.
Durante a reunião, representantes da Diamante Energia apresentaram os resultados e as metodologias utilizadas pelo programa, que já beneficiou milhares de participantes ao longo dos últimos anos. O encontro serviu para estreitar o relacionamento entre as instituições, possibilitando a troca de experiências e o compartilhamento de boas práticas voltadas à educação ambiental. A aproximação também abre espaço para futuras parcerias e ações conjuntas que possam fortalecer a conscientização ambiental e ampliar o alcance de iniciativas sustentáveis em Santa Catarina.
“A educação ambiental é uma das ferramentas mais importantes para construirmos uma sociedade mais consciente e comprometida com a sustentabilidade. Conhecer iniciativas como o Programa Diamante +Educação Ambiental fortalece o diálogo entre instituições e abre oportunidades para ampliar ações que levem conhecimento e sensibilização ambiental para cada vez mais pessoas em Santa Catarina”, comentou o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Guilherme Dallacosta.

Lançado em 2019, o programa realiza atividades educativas em ambientes ao ar livre e também em espaços preparados para receber visitantes no Parque Diamante +Energia, em Capivari de Baixo. As ações abordam temas relacionados à conservação ambiental, sustentabilidade e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), buscando estimular a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com a preservação do meio ambiente. A iniciativa também se destaca pelo foco na acessibilidade, promovendo ações adaptadas para atender diferentes públicos, incluindo pessoas com deficiência.
Participaram da reunião, representando a Semae, o secretário Guilherme Dallacosta; a gerente de Integração e Planejamento Ambiental da pasta, Monica Koch e o técnico gerência, Derik Bellardi; e o assessor de Educação Ambiental da Semae, Nei Cunha.