SEMAE

Webinar da Semae promove debates sobre segurança de barragens em Santa Catarina

Mais de 120 pessoas, entre gestores públicos, profissionais e empreendedores do segmento de barragens, estiveram reunidos na tarde desta quinta-feira, 04/12, para ampliar conhecimentos e trocar ideias no 5º Webinar Segurança de Barragens de Santa Catarina. O evento foi organizado pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde, por meio das gerências de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos (GSRH) e de Outorga e Controle dos Recursos Hídricos (GEORH). 

Nesta edição, o evento teve como foco o Plano de Segurança de Barragens (PSB) e o Plano de Ação de Emergência (PAE), instrumentos fundamentais para a prevenção de riscos e para a promoção da gestão segura das estruturas de acumulação de água no Estado. A iniciativa integra a programação anual do Plano de Capacitação Continuada em Recursos Hídricos de Santa Catarina (PCRHI/SC).

Com moderação do gerente de Saneamento e Gestão de Recursos Hídricos, Vinícius Tavares Constante, a abertura do evento foi feita pela diretora de Clima, Economia Verde, Energia e Qualidade Ambiental da Semae, Gabriela Brasil, que destacou a importância da abertura de espaços para debates técnicos na temática da segurança de barragens.

“Não podemos esquecer que Santa Catarina convive com características climáticas geográficas que demandam atenção redobrada. A variabilidade climática, os eventos extremos e a diversidade dos usos de água torna imprescindível que o estado siga aprimorando sua estrutura de fiscalização, seus protocolos e sua capacidade de resposta. Para isso, informação qualificada e planejamento são fundamentais e é exatamente isso que buscamos promover aqui. Fortalecer uma cultura de segurança que interessa a toda a sociedade catarinense. A presença de profissionais, estudantes, proprietários de barragem representante de instituições públicas e privadas mostra que estamos no caminho certo, no caminho da cooperação da prevenção e da gestão qualificada”, destacou a diretora Gabriela.

A primeira palestra do encontro foi conduzida pelo mestre e doutor em Recursos Hídricos, Rogério Menescal. Com o tema “Panorama geral sobre os Planos de Segurança de Barragens e PAE”, Menescal trouxe o panorama nacional da implementação da Política Nacional de Segurança de Barragens, seus princípios, lacunas, desafios e avanços, etapas de implementação pelo empreendedores, e ainda, os aspectos essenciais para o fortalecimento e evolução da governança.

Em seguida, com o tema “PAEs: Elaboração e Implementação”, a especialista em segurança de barragens, Priscila Bogo Pessini, abordou as melhores práticas para execução do Plano de Ação e Emergência (PAE), como elaboração dos PAEs, estudos técnicos dos riscos, procedimentos para análise de cenários de risco, caracterização dos níveis de segurança, estudo de rompimento da barragem, entre outro tópicos.

Na sequência, os participantes acompanharam a palestra do especialista em sistemas elétricos de geração e mestre em engenharia da energia, Luiz Gustavo Fortes Westin. Em sua fala, o profissional falou sobre “Plano de Ação de Emergência (PAE) Simplificado”, trazendo uma visão acerca de estatísticas de rompimento de barragens, consequências de rupturas, classificação de risco e produtos dos PAEs e PSBs simplificados. 

Na última palestra do webinar, a engenheira agrônoma e técnica da gerência de Outorga e Controle dos Recursos Hídricos da Semae, Ana Flávia Pavei, abordou o “Panorama das Fiscalizações de Barragens de SC 2025”, com os critérios de classificação, e roteiro e panorama de ações de acompanhamento e fiscalização de barragens de Santa Catarina.

E por fim, marcando o encerramento do evento, foi aberto um espaço para diálogo e esclarecimento de dúvidas entre os participantes e palestrantes, reforçando o compromisso da Semae com a qualificação permanente e integração técnica dos agentes envolvidos na gestão dos recursos hídricos. Para mais informações sobre este e outros eventos desta Secretaria entre em contato pelo email eventos@semae.sc.gov.br.