SEMAE

Semae participa da premiação que certifica organizações referência em responsabilidade social no Estado

A Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) esteve representada, em mais um ano, na sessão especial de entrega do Certificado de Responsabilidade Social de Santa Catarina 2025 e do Troféu Destaque SC. No evento, promovido pela Alesc, a Comissão Mista de Responsabilidade Social, responsável pela seleção das instituições certificadas, concedeu a homenagem a 105 organizações privadas, públicas e do terceiro setor. 

Já o Troféu Destaque SC foi entregue a oito organizações, selecionadas entre as certificadas que apresentaram os melhores balanços sociais de 2024 e obtiveram os melhores índices na avaliação da comissão que avaliou as empresas e organizações sem fins lucrativos que se destacaram em ações sociais, ambientais e de governança, voltadas ao bem-estar da comunidade.

O secretário adjunto da Semae, Guilherme Dallacosta, integrou a Mesa de autoridades e acompanhou a premiação. Também esteve presente, a assistente de Captação de Recursos e Inovação Ambiental, Priscila Correa, integrante da comissão concedente das honrarias, em nome da pasta. Nesta 14ª edição, o certame de 2025 bateu recorde de participantes: foram 200 inscrições registradas e 138 concluídas dentro do prazo e 105 certificadas após análise técnica.

“A certificação reconhece o compromisso de organizações que fazem a diferença no cotidiano das pessoas, promovendo desenvolvimento com responsabilidade social, ambiental e de governança. Para a Semae, é motivo de orgulho acompanhar uma iniciativa que incentiva práticas cada vez mais transparentes, éticas e alinhadas aos desafios da sustentabilidade em Santa Catarina. O recorde de inscrições mostra que estamos avançando na construção de um estado mais consciente e engajado com o bem-estar da sociedade”, destaca Guilherme Dallacosta, secretário adjunto da Semae.

A sessão foi presidida pelo deputado Fernando Krelling (MDB), 1º vice-presidente da Alesc, acompanhado pelo deputado Volnei Weber (MDB). Eles destacaram o papel das organizações certificadas na construção de um estado que é referência no país.

“O sentimento é de orgulho em ter a oportunidade de representar a nossa pasta nesta iniciativa que reconhece e certifica organizações públicas, privadas e terceiro setor que demonstram compromisso com ações sociais, ambientais e de governança (ESG) por meio de Balanço Social. Agradeço ao secretário Guilherme Dallacosta pela confiança em compor essa importante Comissão da Alesc e pela oportunidade de avaliar e acompanhar a evolução das organizações em suas ações sociais, de governança e principalmente na área ambiental”, complementa a assistente de Captação de Recursos e Inovação Ambiental da Semae, Priscila Correa.

O Troféu Destaque SC 2025 foi concedido da seguinte forma: Categoria: Organizações sem fins lucrativos, para APAE Blumenau, AEBAS – Associação Evangélica Beneficente e ICOM – Instituto Comunitário Grande Florianópolis; Categoria: Comércio/Serviço/Turismo – Pequeno Porte, para M&M Assessoria Contábil SS ME; Categoria: Comércio/Serviço/Turismo – Médio Porte, para Águas de Penha Saneamento SPE S.A; Categoria: Comércio/Serviço/Turismo – Grande Porte, para Nexxera Tecnologia e Serviços S.A.; Categoria: Indústria – Médio Porte, para Nanovetores Tecnologia S.A.; e na Categoria: Indústria – Grande Porte, para Irani Papel e Embalagem S.A.

A lista completa das organizações que receberam a Certificação de Responsabilidade Social pode ser conferida no link https://agenciaal.alesc.sc.gov.br/images/uploads/noticias/CERTIFICADOS_DE_RESPONSABILIDADE_SOCIAL_2025.pdf.

Fotos: Jeferson Baldo/Agência AL