SEMAE incentiva técnicos a se capacitarem para fortalecer a adaptação às mudanças climáticas
Os efeitos da mudança global do clima, especialmente a maior incidência de desastres climáticos, ampliam de modo significativo os impactos sociais, econômicos e ambientais nos territórios. Em Santa Catarina, segundo dados do Atlas Digital de Desastres no Brasil, eventos climáticos extremos afetaram diretamente 1,53 milhões de pessoas entre 2014 e 2024, causando prejuízos na ordem de R$ 38,47 bilhões. Além disso, projeções do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) indicam aumento ainda mais significativo das chuvas extremas persistentes na Região Sul do Brasil, no médio e longo prazo.
Diante desse cenário, o desenvolvimento da capacidade de adaptação das localidades à nova realidade climática é tarefa que se impõe. Em 2025, dez municípios catarinenses, com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), formalizaram interesse em participar do AdaptaCidades, iniciativa coordenada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), que objetiva apoiar a elaboração de planos locais de adaptação à mudança do clima. Os municípios de Araranguá, Camboriú, Chapecó, Concórdia, Criciúma, Itajaí, Jaraguá do Sul, Lages, Tubarão e Xaxim, selecionados a partir de critérios técnicos, estão na vanguarda desse processo em Santa Catarina, já indicaram suas equipes técnicas e estão na fase de assinatura dos termos de cooperação.
“Fortalecer a adaptação climática nos municípios é uma estratégia essencial para proteger vidas, reduzir prejuízos e garantir desenvolvimento sustentável. Por isso, incentivamos fortemente que os técnicos municipais participem dessas capacitações gratuitas. Investir em capacitação é investir em prevenção, em gestão qualificada e em decisões baseadas em evidências”, destaca o secretário de Estado do Meio Ambiente da Economia Verde, Cleiton Fossá.
Como parte das ações, está disponível na plataforma da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a trilha de aprendizagem “Como Elaborar Planos de Adaptação à Mudança do Clima”. O itinerário reúne cinco cursos autoinstrucionais destinados a capacitar gestores públicos municipais, técnicos das áreas de planejamento, meio ambiente e defesa civil, e demais interessados, no uso de dados, na aplicação da lente climática, no fortalecimento da governança e na adoção de medidas que promovam resiliência, equidade e justiça climática nos territórios.
A realização do roteiro formativo é aberta ao público, razão pela qual servidores de diversas áreas de todos os municípios catarinenses, e não apenas aqueles participantes do AdaptaCidades, são incentivados a participar. “Os cursos oferecem ferramentas práticas para que as equipes técnicas incorporem a adaptação às rotinas de gestão, fortalecendo a capacidade local de prevenir riscos, reduzir danos e proteger a população”, ressalta a diretora de Clima, Energia e Transição Energética da SEMAE, Mariane Murakami.
De acordo com a Gerente de Clima, Energia e Transição Energética, Cristiane Casini Bitencourt, os cursos são gratuitos, ofertados na modalidade EaD e podem ser realizados no ritmo de cada participante. Além disso, a equipe da Gerência de Clima, Energia e Transição Energética da SEMAE está à disposição para orientar e apoiar os municípios interessados. “Trata-se de mais uma oportunidade de capacitação para a construção de políticas públicas alinhadas ao cenário climático atual e futuro”, finaliza a gerente.
Trilha formativa “Como Elaborar Planos de Adaptação à Mudança do Clima
Cursos:
Introdução ao Planejamento da Adaptação à Mudança do Clima;
Planos de Adaptação: dados espaciais e indicadores para análise territorial;
Planos de Adaptação: da governança à análise do risco;
Planos de Adaptação: da identificação à implementação de medidas;
Planos de Adaptação: do monitoramento à comunicação de resultados.
Carga horária total: 51h.
Modalidade: EaD
Inscrições gratuitas: https://www.escolavirtual.gov.br/programa/316
Mais informações: clima@semae.sc.gov.br.