SEMAE entrega 2,5 mil cartilhas para Programa Protetor Ambiental da Polícia Militar Ambiental
A Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), entregou nesta semana 2,5 mil revistas de conservação da natureza e cultura oceânica para a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina. Durante o encontro, o repasse foi feito pelo secretário da pasta, Cleiton Fossá, ao Coronel PM Fabrício Berto da Silveira, comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA). O material será utilizado no âmbito das atividades de educação do Programa Protetor Ambiental (PROA), da instituição. Também participaram do encontro, o assessor de Educação Ambiental da Semae, Nei Cunha, o consultor executivo da pasta, Fredolino Bento, e técnicos e pesquisadores que atuam na gerência de Integração de Planejamento Ambiental (Geipa).
Com o título “O segredo das tatuíras”, as revistas entregues abordam, de forma lúdica e descontraída, o diálogo entre uma pequena banhista e uma tatuíra, que seguem em uma jornada na praia, repleta de aprendizados e descobertas sobre a importância da conservação da natureza . O material foi desenvolvido pela SEMAE em parceria com a Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina.
“Que esse material possa ser de grande valia e uma ferramenta valiosa de aprendizado para todas crianças do programa PROA. Ficamos muito felizes em poder contribuir com a formação de futuros cidadãos conscientes e que valorizam e preservam o meio ambiente”, destaca o secretário do Meio Ambiente da Economia Verde, Cleiton Fossá.

O Programa Protetor Ambiental desenvolve atividades como saídas de campo, viagens de estudo, limpeza de mananciais, blitz ecológicas e ações sociais junto às comunidades, promovendo a formação cidadã e ambiental de adolescentes no contraturno escolar, com carga de 180 horas ao longo de 6 a 10 meses, incluindo fardamento e material didático próprios. Presente em mais de 100 municípios catarinenses e com 6.736 alunos formados até 2021, o PROA segue ampliando seu alcance, com custeio de uniformes e materiais pela PMA e por meio de parcerias com órgãos públicos e empresas privadas.
“Essa é uma iniciativa que fortalece a integração entre as nossas instituições e esse material demonstra o compromisso que a PMSC tem com o futuro. Mais do que a entrega de um material informativo, essas cartilhas são um instrumento de preservação, de conscientização e de aproximação da comunidade com as pautas ambientais”, comenta o Coronel PM Fabrício Berto da Silveira, comandante da Polícia Militar Ambiental.