Regulamento de exportação de embalagens para União Europeia é tema de webinar

A Secretaria do Meio Ambiente e de Economia Verde (SEMAE) promoveu na manhã desta terça-feira, (05/08), um webinar sobre o Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens, Packaging and Packaging Waste Regulation (PPWR), que traz novas determinações e requisitos sustentáveis de exportação desses itens para os países da organização. A abertura do encontro foi realizada pelo secretário adjunto da pasta, Guilherme Dallacosta.
Dallacosta destacou a importância e o impacto das novas regras no setor empresarial e sua importância para as empresas exportadoras do estado. “Esse é o nosso papel como secretaria, de abrir esses espaços de aprendizado e conhecimento para que as nossas empresas estejam cada vez mais preparadas diante das regulações e alinhadas às principais práticas de sustentabilidade mundial, como reciclagem e requisitos de destinação de resíduos. Iniciativas como essas também são essenciais para que possam fortalecer seus negócios e serem protagonistas no desenvolvimento econômico sustentável”, comentou o secretário adjunto.

O Webinar foi apresentado por Tania Dias da Costa, Engenheira de Alimentos e Gerente de Projetos, da Pacoon Sustainbility, agência que atua no setor de design de embalagens e soluções de embalagens sustentáveis na Europa, e apoiadora da iniciativa de realização do evento. Entre outros tópicos, Tania apontou os principais objetivos da novas regras, como redução de resíduos de embalagens e minimização do impacto ambiental, fomento a economia circular, melhoria da transparência e rastreabilidade das embalagens, aumento da eficiência das empresas e alinhamento ao pacto europeu que prevê o atingimento da neutralidade climática na União Europeia até 2050.
A executiva trouxe ainda, detalhes sobre a abrangência do PPWR, prazos de implementação e as principais alterações propostas pela lei, como: proibição de determinadas embalagens de plástico de uso único, obrigatoriedade de minimização de peso e volume, ou até mesmo desuso de determinados tipos de embalagens, e ainda, a necessidade de coleta de resíduos de embalagens. “O novo regulamento foi publicado em fevereiro deste ano e entra em vigor em agosto de 2026. Sem dúvidas, as novas regulações representam desafios significativos para as empresas que exportam para a União Europeia”, disse a Gerente de Projetos, da Pacoon Sustainbility, Tania Dias da Costa.
O que diz a legislação da União Europeia
A Regulamentação sobre Embalagens e Resíduos de Embalagens está em vigor desde fevereiro deste ano e foi proposta para direcionar as medidas e metas de redução de resíduos e excesso de embalagens, aumentar a reciclabilidade e o teor de material reciclado, eliminar gradualmente as substâncias perigosas, promover a reutilização e a conscientização através de novos requisitos de rotulagem, além de reunir documentações e registros de embalagens que entram nos países da União.
Os novos regramentos integram uma Resolução do Parlamento Europeu, de 10 de fevereiro de 2021, que trata sobre o Plano de Ação para Economia Circular, que visa tornar todas as embalagens da União Europeia reutilizáveis ou recicláveis, de forma economicamente viável, até 2030.
Deixe um comentário