Projeto do aplicativo “Trilhas de Santa Catarina” avança

Iniciativa é da Secretaria de Meio Ambiente e Economia Verde de Santa Catarina em parceria com três municípios
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (SEMAE), promoveu na manhã desta sexta-feira, 18/07, em Porto Belo, mais uma reunião do projeto do aplicativo “Trilhas de Santa Catarina”. No encontro, representantes dos municípios de Porto Belo e Bombinhas, iniciaram as tratativas para avançar na etapa de definição de quais trilhas ecológicas desses municípios farão parte do projeto piloto do aplicativo “Trilhas de Santa Catarina”.
No encontro, foram discutidas as alternativas e possibilidades de acessos e traçados, de forma que os trajetos das trilhas escolhidas para o projeto sejam aproveitadas pelos trilheiros de forma conectada com praias e outros atrativos das localidades, formando um circuito completo de uma trilha de longo curso para pedestres e ciclistas nos municípios de Porto Belo, Bombinhas e Itapema.

“Foi um encontro propositivo e saímos daqui, ainda mais motivados a entregar um projeto de alto nível. A parceria dos municípios envolvidos está sendo fundamental para o avanço gradual do aplicativo ‘Trilhas de Santa Catarina'”, avalia Derik Bellardi, geógrafo que atua na Gerência de Integração e Planejamento Ambiental da SEMAE.
A ideia principal da plataforma é mapear, catalogar, identificar e padronizar informações de trilhas do estado, reunindo diversas informações interativas, que podem ser acessadas pelos trilheiros durante o seu trajeto como: nível de dificuldade, tema das trilhas, sinalização, mapas, guias e sistemas de recompensas.

“Esse projeto é uma importante iniciativa da nossa pasta que visa um melhor aproveitamento do potencial turístico da Costa Esmeralda, valorizando o que temos de melhor e contribuindo para o desenvolvimento sustentável dos municípios envolvidos diretamente, e dos demais localizados no entorno”, destaca o Secretário de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde, Emerson Stein.
Estão previstas visitas técnicas in loco nos possíveis trechos da rota do Trilhas de Santa Catarina nas etapas seguintes de mapeamento e alinhamento de construção da plataforma. A iniciativa será implementada em parceria com os municípios envolvidos, e prevê ainda, uma série de iniciativas relacionadas à infraestrutura dos locais.
Deixe um comentário