SEMAE

Barragem do Rio São Bento recebe vistoria conjunta da Semae, Casan e Polícia Ambiental

A Barragem do Rio São Bento, maior reserva de água bruta para abastecimento no Estado, recebeu uma vistoria esta semana. A CASAN (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento), responsável pela gestão da represa localizada em Siderópolis, recebeu representantes da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) e da Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina. O objetivo foi verificar as instalações, com foco principal nos mecanismos de segurança.

As equipes vistoriaram a estrutura de taludes e diques, que servem para dar estabilidade à unidade de captação do Sistema Integrado de Abastecimento de Criciúma. “A Companhia fez reformas estruturais ao longo do último, a partir de orientações da vistoria anterior. Dessa vez, todas as ações foram novamente alinhadas, de modo bastante positivo em relação às condições verificadas”, explica Raquel Martins, uma das profissionais da CASAN que acompanhou os trabalhos.

Pela Semae, participaram a engenheira agrônoma, Ana Flávia Pavei e as engenheiras sanitaristas e ambientais, Ivana Pires Sartorato e Saman Belizário Broering. “Essa ação integrada fortalece a segurança de barragens em Santa Catarina. A vistoria com apoio de tecnologias, como o uso de drones, permite diagnósticos mais precisos e agilidade na identificação de medidas corretivas. Trabalhar em parceria com os empreendedores e com a Polícia Militar Ambiental reforça nosso compromisso com a prevenção de desastres e a proteção das comunidades que dependem desses recursos”, destaca a gerente de Outorga e Controle de Recursos Hídricos da Semae, Gisele Mori.