Governo do Estado inicia repasses do programa Pet Levado a Sério
Urussanga, Rio Negrinho, Xanxerê e Nova Itaberaba são os primeiros municípios catarinenses a receberem os recursos
O Governo de Santa Catarina deu início aos repasses do programa Pet Levado a Sério, um marco que consolida a maior política pública de castração de cães e gatos do país. Os municípios de Urussanga, Rio Negrinho, Xanxerê e Nova Itaberaba são os primeiros municípios catarinenses a receberem os recursos. A medida, coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), por meio da Dibea Estadual, contempla os municípios que concluíram a tramitação documental e estão aptos a receber os recursos via convênio para execução dos mutirões locais.
Marcando o início oficial da iniciativa em Santa Catarina, Urussanga já tem data marcada para o mutirão: a ação ocorrerá na tarde desta quinta-feira, 11/12. Além desse, o município realizará outros mutirões em diferentes localidades. Também fazem parte desta etapa inicial de repasses os municípios de Rio Negrinho, Xanxerê e Nova Itaberaba.
“Ver os recursos chegando aos municípios e os mutirões de castração começando é a certeza de que estamos salvando vidas e transformando histórias. Cada procedimento realizado é um passo para um futuro com menos sofrimento e mais cuidado. É emocionante ver o Pet Levado a Sério ganhar vida nas comunidades, levando esperança, proteção e dignidade aos nossos animais. Mais do que números, enxergamos vidas cuidadas e sofrimento evitado”, destaca a diretora da Dibea Estadual, Fabrícia Rosa Costa.
Os repasses são feitos aos municípios a medida que os mesmos concluem a documentação e procedimentos de homologação necessários para o firmamento do convênio com o Governo do Estado. As próximas liberações de recursos do Pet Levado a Sério aos municípios serão feitas a partir da abertura do sistema financeiro de 2026, a partir do final do mês de janeiro.
“É uma satisfação para Urussanga ser a primeira cidade a receber o Pet Levado a Sério, um programa que veio para fortalecer o nosso trabalho contínuo de reduzir o abandono e prevenir doenças. Essa parceria reforça as ações voltadas para o bem-estar animal”, ressalta Stela de Agostin Talamini, prefeita de Urussanga.
No total, serão aplicados mais de R$ 17 milhões para a realização de mais de 80 mil castrações em 273 cidades catarinenses, abrangendo 96% do território catarinense. As ações previstas pelo programa vão além do repasse dos recursos com capacitações técnicas destinadas aos municípios, que já estão em andamento pela Dibea Estadual.
“Promoção do bem-estar animal, prevenção e redução de casos de abandono, maus-tratos e doenças. Esses são os principais objetivos do Pet Levado a Sério e com o início dos repasses, a iniciativa sai do planejamento e vira resultado concreto: mais castrações, menos abandono e mais dignidade. Estamos construindo uma política pública sólida, que melhora a vida dos animais e a saúde das nossas comunidades”, pontua o secretário da Semae, Guilherme Dallacosta.
Além das castrações, as prefeituras recebem ainda, apoio técnico e capacitação para as ações previstas, como iniciativas de educação para guarda responsável e formação de agentes públicos. O objetivo é garantir a efetividade da aplicação dos recursos, com resultados concretos: menos abandono, menos maus-tratos e mais saúde para os animais e para a população.
Informações sobre o Pet Levado a Sério
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Economia Verde (Semae)
Diretoria de Bem-Estar Animal – Dibea Estadual
Telefone: +55 (48) 3665-7501
E-mail: dibea@semae.sc.gov.br