Semae marca presença no encontro nacional do AdaptaCidades
Foto: Semae/Divulgação
Nesta semana a gerente de Clima e Energia da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae), Cristiane Casini Bitencourt, representa a pasta no encontro nacional do programa AdaptaCidades, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Realizado em Belo Horizonte (MG), o evento segue até 11/12, e reúne gestores e técnicos de todas as regiões do país com o objetivo de fortalecer a capacidade dos governos locais na formulação e implementação de políticas de adaptação climática.
A iniciativa busca ainda, transformar os compromissos assumidos na COP30 em ações concretas nos estados e municípios, estimulando o compartilhamento de experiências e a cooperação interfederativa para aprimorar a governança climática. Alinhado à Estratégia Nacional de Adaptação, o evento coloca a Justiça Climática como eixo central, incentivando a inclusão de populações vulneráveis, a participação social e a transparência nas decisões. Mais do que um encontro técnico, o AdaptaCidades consolida uma rede nacional de cooperação e fortalece capacidades, acelerando a agenda de adaptação climática em todo o Brasil.
“Estar aqui é essencial para que Santa Catarina avance na agenda de adaptação climática, trazendo conhecimento técnico, cooperação e soluções que fortalecem nossas cidades diante dos desafios climáticos, e reforçando nosso compromisso em transformar aprendizados em ações práticas alinhadas às melhores estratégias de governança climática”, destaca a gerente de Clima e Energia da Semae, Cristiane Casini Bitencourt.

Em Santa Catarina, a iniciativa AdaptaCidades foi lançada durante o II Seminário Catarinense de Mudanças Climáticas. Ao todo 580 municípios de todo o Brasil foram contemplados e o estado conta com dez cidades selecionadas para participar da iniciativa, representando um impacto em cerca de 1,5 milhões de catarinenses: Chapecó, Jaraguá do Sul, Lages, Tubarão, Camboriú, Concórdia, Criciúma, Xaxim, Araranguá e Itajaí.
“Santa Catarina tem avançado de forma consistente na agenda climática, e a participação da nossa equipe no AdaptaCidades reforça esse compromisso. Estamos trabalhando para construir soluções estruturantes, capazes de fortalecer a resiliência das cidades catarinenses diante dos eventos extremos que já fazem parte da nossa realidade. O encontro nacional demonstra que adaptação climática não é apenas um debate técnico, mas uma responsabilidade de gestão pública, que exige cooperação, planejamento e integração entre as diversas esferas de governo. Esse é o caminho para preparar Santa Catarina para o futuro, garantindo qualidade de vida e segurança para a população”, pontua o secretário adjunto da Semae, Guilherme Dallacosta.
Sobre o programa AdaptaCidades
O AdaptaCidades é uma iniciativa do Governo Federal que fortalece a capacidade de estados e municípios no planejamento e implementação de ações de adaptação climática. Integrado ao Programa Cidades Verdes Resilientes, o projeto promove colaboração entre autoridades federais, estaduais e locais, apoiando governos na elaboração de seus planos de adaptação alinhados às metas nacionais. Baseado nos resultados do ProAdapta (parceria Brasil–Alemanha), o AdaptaCidades amplia e descentraliza os esforços de adaptação para todo o país, consolidando o Federalismo Climático.
O programa oferece aos estados e municípios integrantes, uma série de ações de fomento ao desenvolvimento dos planos, entre eles, capacitação técnica. Entre as ferramentas, os gestores da área já podem conferir o “Guia para Elaboração de Planos de Adaptação à Mudança do Clima – 3ª edição 2025” pelo link https://www.adaptacao.eco.br/_biblioteca/guia-para-elaboracao-de-planos-de-adaptacao-a-mudanca-do-clima-3a-edicao-2025/. O curso de como elaborar Planos de Adaptação à Mudança do Clima também está disponível e pode ser conferido em https://www.redus.org.br/adaptacidades/cursos/NHgv3T.