SEMAE

SEMAE realiza alinhamento técnico para formatação de banco de dados de obras costeiras em Santa Catarina

A Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde (SEMAE), por meio da Gerência de Integração e Planejamento Ambiental da Diretoria de Clima, Economia Verde, Energia e Qualidade Ambiental, promoveu na última semana, uma reunião técnica para tratar da elaboração, formatação e validação de um banco de dados das obras nas zonas costeiras de Santa Catarina.

“Atualmente a falta de padronização técnica e normativa entre os diferentes órgãos gestores torna-se um desafio a mais para os processos de licenciamento. A articulação entre as diferentes instituições visa buscar melhorias na gestão da orla e na efetividade das obras para contenção da erosão costeira”, afirma a técnica da Gerência de Integração e Planejamento Ambiental da SEMAE, Mônica Koch.

O objetivo é criar uma ferramenta otimizada, consistente e confiável que permita a integração das informações para padronização de procedimentos, auxiliar nos processos de licenciamento e promover a avaliação de impactos dos empreendimentos e obras instaladas nesta zona sensível da costa de Santa Catarina.

Durante o alinhamento, os técnicos abordaram o melhor formato para captação e disposição dos dados. Os profissionais também debateram sobre as informações a serem captadas e compiladas na planilha. Além da SEMAE, estiveram representados no evento, o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC), SPU, Polícia Militar Ambiental, Epagri, Fecam, Ibama e universidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *